Concurso
HAB
Ficha Técnica
Local: Brasilia - Distrito Federal
Área: 800 m²
Projeto: 2018
Obra: -
Autores: Arthur Oishi ; Pedro Prado; Raphael Takano; Guilherme Lauretti; Caroline Cepeda
CONCURSO CODHAB - BRASILIA
A presente proposta desenvolve um projeto embrião de habitação unifamiliar econômica de três dormitórios, com possibilidade de sobreposição. A unidade foi concebida a partir da confluência de três módulos funcionais que abrigam: o espaço social, o espaço íntimo e o módulo hidráulico. Quando integrados, conformam o local do morar, de forma a qualificar cada ambiente, a circulação entre eles, a ventilação e a iluminação internas, além de centralizar a infraestrutura hidráulica e reduzir as áreas exclusivamente de passagem.


O projeto embrião é desenvolvido como unidade industrializada, replicável tanto horizontalmente, em casas geminadas, como verticalmente em casas sobrepostas. Formando conjuntos habitacionais de implantação flexível e escala humanizada.
Quanto ao sistema construtivo, pensou-se na estrutura metálica como solução eficiente devido à alta resistência, baixa manutenção, significativa redução de resíduos e do tempo de obra se comparado a métodos mais tradicionais no país.
Pensando a relação custo-produção em uma escala nacional, quanto maior o uso e a produção do aço, menor o custo de fabricação. Mesma lógica na escala deste projeto, quanto maior o número unidades habitacionais reproduzidas, menor o custo de produção de cada uma. A intenção é inserir na construção popular do país, uma tecnologia construtiva avançada que provoque a especialização da mão de obra, a qualificação do mercado e a redução do custo da fabricação do aço.