Concurso

HAB

Ficha Técnica

Local: Brasilia - Distrito Federal

Área: 800 m²

Projeto: 2018

Obra: -

Autores: Arthur Oishi ; Pedro Prado; Raphael Takano; Guilherme Lauretti; Caroline Cepeda

CONCURSO CODHAB - BRASILIA 

PROJETO PREMIADO - FINALISTA

A presente proposta desenvolve um projeto embrião de habitação unifamiliar econômica de três dormitórios, com possibilidade de sobreposição. A unidade foi concebida a partir da confluência de três módulos funcionais que abrigam: o espaço social, o espaço íntimo e o módulo hidráulico. Quando integrados, conformam o local do morar, de forma a qualificar cada ambiente, a circulação entre eles, a ventilação e a iluminação internas, além de centralizar a infraestrutura hidráulica e reduzir as áreas exclusivamente de passagem.

b_final.jpg
Interna.jpg

O projeto embrião é desenvolvido como unidade industrializada, replicável tanto horizontalmente, em casas geminadas, como verticalmente em casas sobrepostas. Formando conjuntos habitacionais de implantação flexível e escala humanizada.

Quanto ao sistema construtivo, pensou-se na estrutura metálica como solução eficiente devido à alta resistência, baixa manutenção, significativa redução de resíduos e do tempo de obra se comparado a métodos mais tradicionais no país.

Pensando a relação custo-produção em uma escala nacional, quanto maior o uso e a produção do aço, menor o custo de fabricação. Mesma lógica na escala deste projeto, quanto maior o número unidades habitacionais reproduzidas, menor o custo de produção de cada uma. A intenção é inserir na construção popular do país, uma tecnologia construtiva avançada que provoque a especialização da mão de obra, a qualificação do mercado e a redução do custo da fabricação do aço.

Prancha 01
press to zoom
Prancha 02
press to zoom
Prancha 03
press to zoom
Prancha 04
press to zoom
Prancha 05
press to zoom
1/1