Residência GSM
Ficha Técnica
Local: Mairinque - São Paulo
Área: 220 m²
Projeto: 2016
Obra: 2018
Autores: Arthur Oishi ; Pedro Prado; Raphael Takano
Fotos: Guilherme Pucci
O partido nasce da proposta de preservação das condições naturais do sitio. Fora definido a cota média do terreno para implantação dos dois volumes, do lado esquerdo, o social, voltado para o declive e tirando proveito da vista com a piscina cravada em meia encosta. Já o volume direito, no qual se localiza a parte restrita da residência fica voltada ao aclive, protegendo-o de ruídos e conferindo maior privacidade. No pátio central fora preservado uma árvore nativa responsável por sombrear a residência e amenizar o clima severo da região.
A fachada é composta por volumes gêmeos espelhados e conectados através de uma laje de concreto maciço onde acontece simultaneamente a entrada principal da residência. O telhado em 02 águas, as janelas e marcenarias azuis fazem referência as casas tradicionais brasileiras, em contraponto com sua implantação sóbria de linhas horizontais da arquitetura contemporânea.
Um dos elementos de maior destaque no projeto é a Aroeira existente no terreno, após conversas e reuniões com os proprietários, que a primeiro momento não tinha interesse em mante-la, ela se tornou um elemento norteador do projeto. A conexão dos 03 volumes que compõe a residência (social, íntimo e entrada) conformam um patio ao seu redor, buscando criar um local agradável, com incidência de luz solar controlada, além da aroeira se tornar um elemento visual presente no cotidiano dos proprietários.